O que fazer no Rio de Janeiro: roteiro de 5 dias pela cidade

O que fazer no Rio de Janeiro: Sobre

Antes de mais nada…Ah, o Rio de Janeiro! Quem nunca sonhou em conhecer a Cidade Maravilhosa? Esta grande metrópole brasileira está situada à beira-mar e se destaca como um dos principais pontos turísticos do mundo.

Siiim, o nosso Erre Jota é conhecido e elogiado pelas suas paisagens internacionalmente!
Eu já fui várias vezes e para te ajudar, reuni as principais dicas de um roteiro de 5 dias na Cidade Maravilhosa pra você curtir o melhor da capital carioca com seus amigos e sua família. Confira!

Quando ir ao Rio de Janeiro

A verdade é que sempre é uma boa época para visitar o Rio de Janeiro. Época ruim é não visitar o Rio! Portanto, há várias possibilidades para fazer aquela viagem incrível rumo às terras cariocas no Sudeste do país.

Meses mais frios

Então, para os meses mais frios, viajar entre maio e novembro é uma ótima opção. E mais interessante é que nessa época do ano os dias são menos chuvosos.
Já nos meses de julho e agosto, o clima na cidade é ainda mais frio. No inverno, as temperaturas podem chegar a 18ºC. Como boa baiana, congelei só de escrever aqui haha 
No entanto, entre abril e junho, o outono no Rio de Janeiro reserva temperaturas que variam entre 20ºC e 25ºC, o que é bastante agradável para explorar a cidade até mesmo a pé.

Primavera

Ao passo que, há quem prefira a primavera, que contempla os meses de setembro a novembro. Nessa época, o tempo seco é mais frequente e as temperaturas podem variar entre 20ºC e 30º.

Verão

Por fim, se preferir viajar no verão, deverá priorizar os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. Nessa época, as chuvas são um pouco mais constantes, mas como as temperaturas são mais altas, você até agradecerá por isso.
Vale lembrar que esses são os meses mais populares e por isso pode ter filas nos principais pontos turísticos e as praias podem estar mais cheias.
Minha última viagem pro Rio foi em fevereiro de 2021. Peguei dias de chuva e tempo nublado, mas o sol se fez presente em 70% da viagem.

O que fazer no Rio de Janeiro: roteiro de 5 dias

DIA 1️: Praia do Leme
DIA 2️: Escadaria Selaron, Mural Mapa Mundi, Arcos da Lapa, Real Gabinete
Português de Leitura e Compras no Saara
DIA 3️: Amanhecer no Mirante Dona Marta, Cristo Redentor vazio, Almoço na Praia
Vermelha, Mureta da Urca
DIA 4️: Amanhecer na Praia do Diabo, Pedra do Arpoador, almoço em Ipanema e
Praia de Ipanema
DIA 5️: Praia do Leblon, Mirante do Leblon

DIA 1️: Praia do Leme

O primeiro hotel onde me hospedei foi no Leme, por isso meu roteiro no Rio de Janeiro começou pela Praia do Leme, uma das opções mais tranquilas da orla da Zona Sul da capital carioca e que tem apenas cerca de 1 km de extensão.
A praia, como o próprio nome indica, está localizada no Bairro do Leme e é o que podemos chamar de uma continuação da Praia de Copacabana, ou onde ela acaba ( ou começa, depende do ponto de vista).

Mirante do Leme

Sempre que quiser contemplar uma vista bem legal, não deixe de ir ao Mirante do Leme. Além dele, há também o Forte do Leme. Aproveite a vista para pedir petiscos e bebidas nos quiosques
próximos.
Diferentemente de outras praias, a do Leme possui apenas 1 posto. Por ser menos popular que as vizinhas, acaba sendo um pouco mais vazia, eu adorei isso.
Além de própria para para banho, não deixe de curtir uma boa caminhada no calçadão. Dali, é possível ver, por exemplo, o morro Dois Irmãos ao longe.

Dia 2: Centro do Rio

Escadaria Selaron

Declarado pelo pelo próprio artista como “uma homenagem ao povo brasileiro”, a Escadaria Selaron é uma ótima opção para incluir no roteiro pelo Centro do Rio de Janeiro no segundo dia.
Situado entre a Rua Joaquim Silva e o Convento de Santa Teresa, o ponto turístico possui 250 degraus. Jorge Selaron, um artista plástico chileno, é o grande responsável pela criação que conta com mais de 2 mil azulejos representando mais de 60 países e culturas.
Portanto, não deixe de registrar aquela foto clássica nesse incrível monumento carioca artisticamente decorado à mão. Ah, e vale a pena subir pra ver a bandeira do Brasil lá no topo. Às vezes, fica algum artista de rua tocando por ali e a vibe é bem legal.

Mural Mapa Mundi

Seguindo o percurso, logo em frente ao começo da escadaria, tfica a rua Teotônio Regadas, onde você irá se deparar, entre outros murais, com um Mapa Mundi. Isso mesmo!
Esse achadinho carioca foi, pra eu que sou viajante e mochileira, tudo de bom. Está entre os meus queridinhos do Rio! Não deixe de conhecer esse lindo mapa mundi pintado num muro prontinho pra foto.
E chegue perto pra ver que os países são todos feitos com nomes. Um morador local me disse que são nomes de pessoas da vizinhança. Não sei se a história procede, mas achei super legal mesmo assim 🙂

Arcos da Lapa

Tem vontade de conhecer o Aqueduto da Carioca? Nunca ouviu falar? Bom, mas tenho certeza de que você já ouviu falar nos famosíssimos Arcos da Lapa, ne? Esse é outro nome pelo qual é conhecido um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro.
Interessante é que sua arquitetura é em estilo Colonial. E mais interessante, sobretudo, é que ele foi construído para levar água da nascente do Rio Carioca até o Largo da Carioca. Assim sendo, ao longo dos anos acabou se tornando ponto de encontro dos moradores e hoje de muitos turistas também.

Cenário queridinho de novelas e filmes

São 42 arcos duplos, 17,6 metros de altura e 270 metros de comprimento de puro charme. Inclusive, com várias participações em filmes, novelas e clipes. Que moral, hein?
Os arcos são um marco da vida boêmia no Rio e da noite local, portanto, não deixe de curtir bastante a estada por lá. Vale e pena avisar que você consegue curtir uma noite de samba, ou um forró ou até uma noite agitada estilo o filme “”e beber não case” haha Lá tem de tudo!

Real gabinete português de leitura

A nossa próxima parada é no Real gabinete português de leitura. Da pra ir caminhando dos Arcos da Lapa, mas como estava com muitos equipamentos fotográfico, peguei um Uber e deu uns R$6,00.
O Gabinete é lindo e com certeza vai te impressionar, principalmente por parecer ter saído de um livro de conto de fadas. O estilo arquitetônico é neomanuelino e a fachada foi inspirada no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Portanto, super recomendo que o visite.
O local, eleito uma das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo pela Revista Time, em 2014, funciona das 10h às 16h, de segunda a sexta, e a entrada é gratuita.

Maior acervo de obras portuguesas

Já imaginou que o nosso país tem o maior acervo de obras portuguesas fora de Portugal?
Ele foi inicialmente criado para que Tugas que viviam no Brasil pudessem expandir o conhecimento e reviver sua cultura.
Situado no centro do Rio de Janeiro, na Rua Luís de Camões, nº 30, o Real gabinete portugues de leitura é, com certeza, um dos pontos turísticos para se visitar no segundo dia de roteiro. Aproveite!

Saara

Para finalizar o dia, não deixe de ir até o Saara. Ele é, sem dúvidas, um dos maiores mercados a céu aberto da América Latina e, certamente, vale a pena a visita. 
No local, você poderá encontrar itens como chapéus, maquiagem, roupas, peças em bambu, cipó, taboa, bolsas, cestos de decoração, lenços, biquinis, vários itens de palha e muito mais.

Dica importante

No entanto, deixa eu te dar uma dica importante: não vá com muitas coisas de valor e também guarde o celular perto do corpo, pois me alertaram que passam correndo e o arrancam da tua mão. Não aconteceu nada comigo, mas 2 pessoas mandaram eu guardar o celular e andar com a mochila na frente, então repasso o alerta 🙂

DIA 3️: Amanhecer no Mirante Dona Marta, Cristo Redentor vazio, Almoço na Praia

Vermelha, Mureta da Urca

Amanhecer no Mirante Dona Marta

Aqui, iniciamos o terceiro dia de roteiro pelo Rio de Janeiro. E, para isso, nada como abrir o dia de forma incrível, não é mesmo? Portanto, eu reservei este momento da viagem para conhecer esse lugar que tanto vi em fotos! Finalmente risquei da lista o nascer do sol inesquecível de lá.
O Mirante Dona Marta é, com toda a certeza, um dos pontos altos dessa aventura em solo carioca. Recomendo ir de carro ou contratar um taxista ou passeio, pois nem todo Uber quer levar lá em cima e muitos não esperam. Eu fiz esse rolê com o Well ( tem o insta dele no proximo topico :).

Cristo Redentor vazio

Ainda aproveitando as primeiras horas da manhã, chegou a hora de visitar o Cristo Redentor. E, detalhe, beeem vazio. Maneiro, né? Então, entenda como fazer isso de forma correta!

Contrate

De antemão, contrate os serviços do @tx.well.tour. Isso mesmo! Eu recomendo porque eu testei e, se não fosse o Wellington, esse dia não teria sido tão incrível.
Ele vai te levar aos melhores lugares com total segurança e sem burocracia. Nada como conhecer a cidade a partir da óptica de quem a conhece bem, né? Além das dicas incríveis, ele ainda tira várias fotos mara. Quer mais o que, hein?

Chegue realmente cedo

Mas, para isso, é necessário realmente chegar cedo, então, é importante ser tudo bem planejado antes. Como às 8h abre a bilheteria, chegue um pouco mais cedo que isso para ser um dos primeiros. O valor do ticket é de R$38,40 para turistas em dias de semana. (valores de Fevereiro de 2021).

Em seguida, pegue a primeira van, que está incluída no valor do ticket, para realizar a subida. Indo na primeira van, você subirá com poucas pessoas e, assim, terá esse tempo livre até as próximas pessoas chegarem. Quanto antes chegar lá em cima, mais tempo sozinho vai ter para aproveitar e tirar várias fotinhas.

Peça licença e tire sua foto

Como sempre tem um mais emocionado, peça licença de forma educada e na manha. Daí, é só tirar as fotos rapidinho! O mais legal é que as pessoas pedem pra tirar uma foto igual a sua, nesse sentido, todo mundo sai ganhando. Eles não ficam na frente da tua e você não fica na frente da deles. haha

E aqui vão as dicas mais legais de fotos

Tire na escadaria (capa de revista), com o Cristo inteiro, a clássica logo na chegada e lá da mureta, pegando uma vista incrível. Pronto, só aí terá valido a sua viagem. 
Dessa forma, tente pensar nas fotos antes, assim você poderá tirá-las em sequência, rapidinho. Assim, você acaba rápido, tira fotos sem ninguém e, por fim, pode curtir de boas a vibe do lugar enquanto as pessoas chegam.

Almoço na Praia Vermelha

Na hora do almoço fui conhecer o restaurante Terra Brasillis. um lugar agradável que possui uma vista incrível. Só por isso já vale a pena. Como sou vegetariana, pedi a moqueca de palmito. Pra beber pedi um Moscow Mule. O pedido ficará em torno de R$110,00 mas como a moqueca serve duas pessoas, no final acaba valendo a pena. E não é uma moqueca incrivel ( talvez por eu ser baiana haha) , então talvez valha a pena tentar outro prato. Na saida sentei na mureta da porta e fiquei admirando a linda Praia Vermelha. Tirei algumas fotos, relaxei e depois de meia hora, fui caminhando para a Urca.

Mureta da Urca

Para finalizar o terceiro dia de roteiro em grande estilo, visite a Mureta da Urca, situada ao lado da Baía de Guanabara, na Zona Sul da cidade. A caminhada é bem tranquila e da menos de 1km.
No local, contemple o fim da tarde com um pôr do sol maravilhoso. Nada como se despedir do dia com uma vista da Baía de Guanabara, do Pão de Açúcar e até mesmo de parte do Cristo Redentor, não é mesmo?
No Bar e Restaurante da Urca, você encontra um ambiente agradável e várias opções de petiscos, incluindo empada de siri, pastel de camarão e bolinho de Bacalhau.
Se quiser conhecer a “Pobreta” e tomar uma cerveja um pouco mais barata, fique perto do Urca Grill. Ela é a versão mais alternativa e a que eu sempre fico quando vou lá.

DIA 4️: Amanhecer na Praia do Diabo, Pedra do Arpoador e Praia de Ipanema

Pedra do Diabo

Para iniciar o quarto dia de roteiro, uma ótima pedida é ver o sol nascer na Praia do Diabo.
O local conta com uma pequena praça situada antes da descida para a areia. Daí é só continuar até a praia pra ver o sol nascendo no mar carioca.
Localizada à esquerda da Pedra do Arpoador, a Praia do Diabo é bastante agradável e aconchegante, rodeada de coqueiros e com um mar de águas azul esverdeadas.Os cariocas gostam de jogar futevôlei depois que o dia amanhece.

Pedra do Arpoador

Em seguida, vá conhecer a Pedra do Arpoador. Tem uma trilha fácil que dá nas pedras e tem uma vista muito linda da praia e do Morro dos Dois irmãos, além de todos os surfistas na água. As pedras se estendem para dentro do mar, tornando este um dos lugares mais conhecidos na cidade por proporcionar uma vista incrível do pôr do sol.

Praia de Ipanema

Depois não deixe de visitar a Praia de Ipanema. Situada entre Copacabana e Leblon, esta é uma das praias mais movimentadas do Rio ( e mais famosas). Além de ser linda, tem muita gente na areia, doguinhos, vendedores de chá mate e biscoito globo e os famosos chuveiros que a gente adora tirar foto. haha 

Sem dúvida esse dia de praia será uma experiência inesquecível! Do nascer ao Pôr do sol, essa região tem muita vida e vale a visita, com certeza. Se prepare pra tirar muitas fotos e boa sorte com a água geladinha do Rio. 🙂 A dica é deixar o sol esquentar, o calor bater e a vontade de mergulhar aumentar.

DIA 5️: Praia do Leblon, Mirante do Leblon

Praia do Leblon

Para finalizar nosso roteiro de 5 dias pelo Rio de Janeiro, claro que não poderíamos deixar de conhecer a Praia do Leblon. O mais interessante é que ela fica próxima à própria Praia de Ipanema. Do lado, na verdade.
Mas ela consegue ser um pouco mais tranquila e conta com algumas opções de quiosques para você aproveitar o dia com petiscos e bebidas geladas.

Mirante do Leblon

Um dos pontos altos do dia é, sem dúvidas, a incrível vista para o Morro dos Irmãos. São aproximadamente 1,3 km de praia e, no final dela, você encontrará o Mirante do Leblon, onde é possível observar a orla do Leblon e de Ipanema.

Onde se hospedar no Rio

Confira algumas das melhores opções para se hospedar no Rio de Janeiro.

Novotel Leme

Situado a apenas 1,5 km da Praia de Copacabana, o Novotel Rio de Janeiro Leme é uma ótima opção 4 estrelas para se hospedar no Rio.
Caso queira levar seu animal de estimação, a propriedade é pet friendly. Além disso, ela conta com salão de jogos, área infantil e 3 salas de eventos.

Farimont

A segunda opção de hotel no Rio é o Fairmont, também 4 estrelas localizado em Copacabana. Situado na Praia de Copacabana, você estará a apenas 600 metros da Praia de Ipanema.

Sol Ipanema Hotel e Hotel Vermont Ipanema

No Bairro de Ipanema, o Sol Ipanema Hotel e o Hotel Vermont Ipanema são duas ótimas indicações de hospedagem na Cidade Maravilhosa. Quatro e três estrelas respectivamente, eles estão próximos ao Forte Copacabana.

El Misti Hostel Ipanema

E claro que não poderia faltar uma indicação de Hostel.
Por isso, eu indico o El Misti Hostel Ipanema, situado a apenas 10 minutos a pé da Praia de Copacabana. Ele tem avaliação de 8,5 no site do Booking.

Onde comer no Rio

Se tem um aspecto do Rio que tem muito a oferecer é a gastronomia.
Portanto, vou te indicar ótimas opções de onde comer no Rio de Janeiro em seu roteiro de 5 dias pela cidade. Confira!

Zazá Bistrô Tropical

É em uma das esquinas de Ipanema que o Zazá Bistrô dá o ar da graça. O restaurante possui um ambiente bastante agradável cujo cardápio tropical foca em frutos do mar.
No local, é possível encontrar, entre outras coisas, croquetas de cordeiro, camarão grelhado, moquecas e polvo na chapa. Agora, o local conta com mais opções veganas no cardápio.

Bibi Sucos

Mais uma ótima opção de onde comer no Rio é o Bibi Sucos. Como o próprio nome indica, ele é especializado em sucos, portanto pode esperar diversas opções de sabores no cardápio.
Além disso, você ainda conta com crepes, sanduíches e opções de comidas veganas e vegetarianas.

Bar do David

Outra opção que sem dúvida você precisa incluir no roteiro é o Bar do David, localizado em Copacabana. O cardápio conta com várias opções, entre elas a Feijoada de Frutos do Mar e os Croquetes de Frutos do Mar.

Confeitaria Colombo

Situada no Centro, a Confeitaria Colombo é um daqueles lugares históricos do Rio.
Existindo ali desde 1894, o local conta com disponibilidade para almoço executivo, pratos à la carte, além de várias opções de salgados e doces. Apesar de não ter os preços mais baratos da cidade, vale bastante dar aquela economizada para comer por lá e conhecer esta incrível relíquia carioca.

Tapí Tapioca

Outra ótima opção para comer bem no Rio de Janeiro é a Tapí Tapioca. É possível encontrar algumas unidades espalhadas na cidade, entre elas, no Leblon.
O cardápio do Tapí conta com várias opções de tapiocas, inclusive algumas vegetarianas, como a Tapí Leve e a vegana Tapí Grão… Tem também opções como a Tapí Al Mare, que leva salmão defumado, cream cheese e cebola roxa marinada na goma rosa e a Tapí Baião, feito com carne seca, requeijão cremoso e pimenta biquinho.
Além disso, você conta ainda com opções doces como a Tapí de Leche, feita com doce de leite e limão, e a Tapí Amor, com nuttela e morango.

Mercearia da Praça

Com vontade de comer comida portuguesa? No Mercearia da Praça, localizado em Ipanema, você encontrará, entre outras coisas, salada de polvo, bolinho de bacalhau e sardinhas. O ambiente parece ser bastante agradável, não visitei mas peguei a dica com uma seguidora.

Gaia Art & Café

Próximo a Praia do Leme, tem um ambiente descontraido e música ao vivo, de vez em quando. Tem opções vegetarianas e veganas e um cardápio que muda semanalmente.
Teva É um “”ar de vegetais” bem perto do metrô Jardim de Alah, em Ipanema. Serve drinks autorais e petiscos veganos. Delicia!

Descontos para sua próxima viagem

SEGURO VIAGEM:

seguros_promo

HOSPEDAGEM:

booking
airbnb

PASSAGENS AÉREAS:

passagens_promo

ALUGUEL DE CARRO:

rentcars

Deixe um comentário

Veja mais